quinta-feira, 27 de outubro de 2011

6ª Bataria da Raposa - Fonte da Telha

 Este era o 6º reduto de defesa da costa marítima portuguesa, destinada a proteger a zona compreendida entre a foz do rio Tejo e a foz do rio Sado, tendo o apoio da 7ª Bataria do Outão, a sul e a 5ª Bataria da Raposeira, a norte.

Está equipada com 3 peças Vickers de 234mm de longo alcance.
Cobre a área entre a Trafaria e a serra da Arrábida, onde está instalada a 7ª Bataria, reforçando e sendo reforçado, o poder de fogo das mesmas.




























17 comentários:

  1. Bom dia
    Excelentes fotos
    Qual a entidade que é atualmente a suposta responsavél pelo zelo de todas estas instalações e terrenos destas antidas unidades militares?
    Cump.
    Valdemar Bravo

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos esta 6º Bateria esta a cargo do RAAA1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sou João Araújo, de Braga,fui militar na raposa no último disparo.1995

      Eliminar
  3. Onde eu fiz a Escola de Cabos (Janeiro 1985).

    Paulo Moreira, 3.º turno 84

    recruta em Alcabideche, praça na Raposeira (até Nov. 85 e o Sarg.º Ruas teve que me dar o Louvor que se lixou, LOL)!!

    ResponderEliminar
  4. Alcindo Alves 5 de Maio de 2014

    1º Cabo Alves, 1º turno de 83
    Recruta em Oeiras e em Alcabideche, escola de Cabos e juramento de Bandeira
    em Oeiras
    Depois 6ª Bataria...que saudades de dár fogo com estas mágnificas peças

    ResponderEliminar
  5. Sandro Bita, 1º Turno de 1989, Operador de Transmissões.
    Recruta em Parede, juramento bandeira em Oeiras, depois 6ª Bateria Fonte da Telha. Recebi um Louvor do Comandante do Grupo Sul por dedicação e prestação de serviços. Tive o prazer de participar do exercício de guerra mundial onde a 6ª Bateria com um disparo de 23/4 ACABOU com a jangada ALVO e eu tive que ouvir e transmitir a indignação do comandante da corveta da marinha que rebocava a jangada alvo pela costa. SAUDADES dessa minha gente! Hoje não tenho contato nenhum com meus antigos companheiro de tropa! é triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Parreira, 1º Turno de 89, eu também fiz a recruta na Parede onde estivemos os dois, depois fiquei em Oeiras como escriturário.
      Vivo no Barreiro.

      Eliminar
  6. António Teixeira, 2º turno 1989, cozinheiro.
    Apresentação em Oeiras, recruta na 7ª bateria Outão, especialidade em Oeiras, depois para esta maravilhosa 6ª bateria paisagem espetacular, sei que está desativada mas estão a cuidar dela, já tive a oportunidade de a visitar varias vezes, já o mesmo não posso dizer da 5ª bateria na Trafaria onde estive 3 meses para fazer as ferias de camaradas cozinheiros, e terminei nesta mesma bateria onde recebi um louvor do 1º Sarg. Eugênio e o Cap. Brito da silva pela dedicação e serviço prestado.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos os Camaradas Artilheiros.
    alguns poderão ainda lembra-se de mim, fiz serviço na 2ª Bataria da Parade.
    Alferes Miliciano J Silva, alguém se recorda?
    Também fiz um blog que podem visitar em: http://parede-artilhariadecosta.blogspot.pt/2008/10/mostrando-ruda-fora-que-se-estima.html

    joaquimgs.fly@gmail.com

    Saúde para todos!!!

    ResponderEliminar
  8. Cabo-Adjunto João P.S. Rocha, assentei praça em 30 de Março de 1992, e fiz espólio em Abril de 1999 na 6ª Btr...guardo boas recordações do tempo que estive ao serviço deste Regimento!

    ResponderEliminar
  9. Francisco Costa de Braga
    1º Cabo Costa (ou PCosta)Fiz a recruta na 6ª Bat, no 3º turno de 1983. Depois do juramento fiz a escola de cabos em janeiro em Oeiras, dei instrução de tiro pelas Baterias e acabei em Alcabideche no material de guerra até dezembro de 1984.
    contacto: pcostas@portugalmail.pt

    ResponderEliminar
  10. Que saudade desse tempo. Fiz a recruta na 6bateria e lembro com carinho tudo o que passei. É verdade que só estive 6 meses mas ficou para toda vida.

    ResponderEliminar
  11. Estive na 6• bateria no ano de 1986 , adorei , muitas saudades de amigos que lá fiz , se algum amigo desse ano ler isto que me contacte no Facebook , João Ferreira , abraço a todos que lá estiveram

    ResponderEliminar
  12. Muitas saudades da 6* bateria 1* turno de 1986 , quando saí estavam a fazer uma grande obra , alguém me sabe dizer se essa obra foi concretizada , obrigado

    ResponderEliminar